Empreendedorismo Cultural na Perspectiva do Placemaking e da Orientação Empreendedora do Effectuation

O NEC (Núcleo de Economia Criativa) tem o prazer de anunciar a publicação de mais um trabalho! Escrito pela professora Beatriz Gondim (UFCA), juntamente ao Ives Romero Tavares do Nascimento (UFCA), Jessica Ianne Fiusa do Monte (UFPE) e Magnus Luiz Emmendoerfer (UFV), o trabalho “Empreendedorismo Cultural na Perspectiva do Placemaking e da Orientação Empreendedora do Effectuation” traz uma perspectiva sobre feiras itinerantes como espaços de circulação cultural e social, fazendo um estudo especificamente sobre a Feira das Meninas, iniciativa empreendedora protagonizada por mulheres que se destaca no contexto do Cariri cearense.

Mais especificamente, o estudo estudo busca analisar de que forma as ações empreendedoras desenvolvidas nessa feira itinerante se articulam às diretrizes de placemaking, entendidas como princípios orientadores para a gestão e ativação de espaços centrados nas pessoas, e à lógica do effectuation, voltada à ação empreendedora em contextos incertos.

A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e interpretativista, fazendo uso de entrevistas semiestruturadas com participantes da feira. A análise mostrou como a Feira de Meninas está estruturada na itinerância e como essa feira se relaciona com o placemarketing por meio de três eixos: (1) Agente ressignificador de espaços, ao atribuir novos significados aos lugares e impulsionar mobilizações populares; (2) elemento causador de experiências, ao facilitar interações entre feirantes, consumidores e os territórios ocupados; e (3) diferencial para o negócio, ao atrair novos públicos e fortalecer a presença empreendedora em eventos culturais.

A pesquisa mostra como a itinerância atua na mediação entre cultura, território e cidadania, evidenciando as feiras como práticas coletivas de reapropriação e ressignificação dos espaços urbanos.

link para leitura do trabalho: https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/47477