Projetos de Ensino

Criativamente – curso em EAD (Concluído)

A criatividade é uma necessidade humana e essencial ao desenvolvimento dos indivíduos. Na área de administração, a criatividade está relacionada aos conceitos de utilidade e valor. A utilidade é elaborar ou dar um novo uso a um produto, serviço, processo e/ou ideia. Quanto ao segundo, o valor, é entendido como quantia econômica, algo que é e/ou pode ser comercializável. Este conceito é relevante e será contemplado, mas não se pode esquecer de abordar a criatividade sob a sua dimensão humana e social. Todos os indivíduos nascem criativos. seres que são capazes de criar em momentos de escassez ou mesmo no cotidiano sem, necessariamente, gerar um valor econômico. Quando crianças, há uma vasta representação da criatividade na criança que brinca, explora, testa, erra, e se expõe. Os processos de socialização no lar, na escola e no trabalho podem estimular e/ou minar a prática e a abertura à criatividade ao longo do desenvolvimento humano. Assim como, é importante ressaltar que nos processos de socialização, algumas áreas profissionais estimulam o desenvolver da criatividade, enquanto outras, nem tanto. Além da dimensão humana e social, o curso aborda conceitos para a aplicação da criatividade no contexto dos negócios tendo em vista o desenvolvimento do pensamento criativo. Para este fim, se faz uso de exercícios e técnicas, e adota-se os pensamentos convergente e divergente na geração de ideais. Esta proposta foi pensada para estudantes e profissionais que gostariam de ter contato com conceitos iniciais sobre criatividade. O curso oferece o acesso a alguns conceitos e reflexões relativas à criatividade, à pessoa criativa, ao processo criativo e à sua aplicação. A partir do acesso ao material, textos, vídeos, exercícios e experimentos propostos, espera-se que os cursistas possam identificar suas características criativas.

Método do caso para ensino em administração (Concluído) É um projeto de iniciação à docência que integra ensino e pesquisa. Visa desenvolver a metodologia do Caso Para Ensino especialmente na área de marketing dentro do curso de Administração da Universidade Federal do Cariri (UFCA).