Propostas aprovadas em bolsas da Funcap

A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) divulgou, nesta segunda-feira (5), o resultado final do Programa de Bolsa de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e à Inovação Tecnológica (BPI). Este ano, vinte pesquisadores da Universidade Federal do Cariri (incluindo Beatriz Gondim, coordenadora do NEC) tiveram propostas aprovadas e passarão a receber bolsa de produtividade em pesquisa da Funcap. Este é o melhor desempenho da UFCA em todas as edições do programa.
Criado com o objetivo de promover a atração e a fixação de pesquisadores doutores com boa produtividade científica em desenvolvimento tecnológico e inovação para atuação em Instituições de Ensino Superior e/ou Pesquisa localizadas no interior do Ceará, o BPI prevê o pagamento de bolsa mensal de pesquisa, além de adicional de bancada para custeio de despesas dos projetos de pesquisa selecionados.
O projeto Redes Colaborativas e (des)envolvimento(s) de territórios criativo(s) sustentáveis conta o envolvimento de discentes e pesquisadores da Universidade Regional do Cariri, Instituto Federal do Ceará, Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal da Paraíba , Universidade Feevale, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Rural de Pernambuco, Universidade Federal de Campina Grande, Universidade do Vale do Acaraú, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira), Breda University of Applied Sciences e Erasmus University. E está vinculado à Cátedra Unesco de Economia Criativa e Políticas Públicas (CEEPP)
O projeto visa promover a economia criativa e a cultura de forma multidisciplinar, com foco no desenvolvimento de territórios criativos e no turismo comunitário e contará com o apoio e parceria de diversos atores do Cariri.