Saber Local e Marketing: Construindo uma definição sobre Artesanato de Experiência a partir da Grounded Theory.
O objetivo do estudo é construir um diálogo entre saber local (o das artesãs) e ciência (o da Administração), guiado pelo método Grounded Theory. Com ontologia idealista e epistemologia interpretativista, o lócus é a Ilha de Santa Rita, maior ilha lacustre do Brasil e uma Área de Proteção Ambiental (APA), é uma comunidade cujos frequentadores externos são os: clientes de restaurantes entre os magues; convidados de festas nos sítios margeados pelas lagoas Mundaú e Manguaba; e praticantes de remo e stand up paddle em uma escola especializada. Com abordagem qualitativa, utilizou ferramentas da GT, que remete ao reforço teórico após os achados. Sobre a coleta, os dados primários, guiados por memorandos, foram coletados junto às artesãs via observação participante, entrevistas intensivas e conversas em grupo. Já os secundários foram os produtos das artesãs. A pesquisa, entre outubro de 2018 e dezembro de 2019, interpretou relatos que revelaram a necessidade de que os produtos fossem mais bem divulgados e, por mérito, o marketing reforçou tais achados. Como considerações, o estudo, que respeitou as singularidades locais, elaborou uma ação de divulgação para enfatizar a identidade visual a ser exposta naqueles espaços frequentados, emergindo a noção de artesanato de experiência.