Father Cícero’s water: is it really for drinking?

Este caso para ensino foi publicado na revista Qualitative Market Research. Este trabalho resulta de uma colaboração entre pesquisadores da Universidade Federal do Cariri (Rodrigo Pimentel e Halana Brandão), da Universidade Federal da Paraíba (Antonio Messias) e emlyon Lifestyle Research Center da emlyon business school (Jannsen Santana) e tem como baso o trabalho de conclusão de graduação do Rodrigo Pimental. Este caso situa-se no contexto dos mercados espirituais (nomeadamente peregrinações), mas tem muitas implicações para outros contextos. Focamos em um produto icônico no mercado espiritual da Juazeiro do Norte: a garrafa de água mineral no formato do Padre Cícero. Esperamos suscitar discussões em sala de aula sobre (1) os prós/contras da sacralização/mercantilização; e (2) equilibrar a comercialização em algumas outras áreas sensíveis (por exemplo, religião, envelhecimento, juventude, cultura e raça). Este case pode ser integrado em cursos de graduação e pós-graduação em Marketing (mix e meio ambiente), Troca de Valores, Sacralização, Marketização, Biografia Cultural, Design de Produto, Embalagem, Inovação, entre outros.

Leia o texto na íntegra.