Projetos de pesquisa em andamento.

Governança e Desenvolvimento em Cidades Criativas da Gastronomia da UNESCO na Iberoamerica.

A gastronomia no âmbito das Cidades Criativas da UNESCO envolve técnicas e modos de traduzir e gerir materiais produzidos e cultivados por meio da culinária, com atenção à Sustentabilidade. O tema do projeto focaliza a Governança e o Desenvolvimento em Cidades Criativas da Gastronomia (CCGs) na Iberoamerica, sobretudo em decorrência do estímulo da geração de empreendimentos, trabalho e renda. Embora a literatura aponte que exista um crescente debate acerca dos preceitos de Sustentabilidade na produção de bens e serviços de consumo, entende-se que os estudos dessa temática, especificamente no âmbito da Governança, são limitados.

Capacidade estatais e políticas públicas para o desenvolvimento sustentável: economia criativa pela gastronomia.

Este projeto, com foco em capacidades estatais e políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável, é composto por dois subprojetos:

i) Capacidades Estatais e Efetividade das Políticas Públicas para a Universalização do Saneamento Básico

ii) Economia Criativa pela Gastronomia.

Consumo colaborativo e turismo criativo: aproximações possíveis na região do Cariri

O consumo colaborativo e suas práticas vem sendo incorporados aos estudos de marketing e consumo a fim de se pensar em novos modelos de negócios aplicado a diversos segmentos. Associado aos modelos emergentes de negócios quais combinam o intermédio da tecnologia, maior envolvimento do consumidor-usuário e distintas lógicas de troca em serviços, a economia criativa com ênfase no turismo criativo parece suscitar um campo promissor a estes estudos. Assim, esta pesquisa tem como objetivo geral: identificar as dimensões teóricas e empíricas que podem articular consumo colaborativo e turismo criativo E, como objetivos específicos, pretende-se identificar práticas colaborativas e criativas existentes e potenciais na região do Cariri; e propor direcionamentos gerenciais com ênfase no turismo criativo para empreendedores criativos.

Projetos de pesquisa concluídos.

Influência do desenvolvimento da embalagem de produtos nos rituais de consumo: o caso da garrafa do padre Cícero.

Nos locais de romaria, o consumo de produtos é importante na composição da experiência religiosa dos peregrinos. Produtos, tais como imagens de santo ou velas, podem ter características antropomórficas, ou seja, características humanas que facilitam os consumidores a pensar nesses produtos em termos humanos. Desse modo, esses objetos podem também ser úteis na execução de rituais de consumo, bem como podem eles mesmos modificar antigos rituais. Como exemplo, esta pesquisa busca analisar o consumo de uma garrafa de água mineral produzida no formato de um santo popular, Padre Cícero, que é comercializada nas romarias da cidade Juazeiro do Norte, no estado do Ceará.

Projetos de ensino.

Criativamente – curso em EAD (Concluído)

A criatividade é uma necessidade humana e essencial ao desenvolvimento dos indivíduos. Na área de administração, a criatividade está relacionada aos conceitos de utilidade e valor. A utilidade é elaborar ou dar um novo uso a um produto, serviço, processo e/ou ideia. Quanto ao segundo, o valor, é entendido como quantia econômica, algo que é e/ou pode ser comercializável. Este conceito é relevante e será contemplado, mas não se pode esquecer de abordar a criatividade sob a sua dimensão humana e social. Todos os indivíduos nascem criativos. seres que são capazes de criar em momentos de escassez ou mesmo no cotidiano sem, necessariamente, gerar um valor econômico. Quando crianças, há uma vasta representação da criatividade na criança que brinca, explora, testa, erra, e se expõe. Os processos de socialização no lar, na escola e no trabalho podem estimular e/ou minar a prática e a abertura à criatividade ao longo do desenvolvimento humano. Assim como, é importante ressaltar que nos processos de socialização, algumas áreas profissionais estimulam o desenvolver da criatividade, enquanto outras, nem tanto. Além da dimensão humana e social, o curso aborda conceitos para a aplicação da criatividade no contexto dos negócios tendo em vista o desenvolvimento do pensamento criativo. Para este fim, se faz uso de exercícios e técnicas, e adota-se os pensamentos convergente e divergente na geração de ideais. Esta proposta foi pensada para estudantes e profissionais que gostariam de ter contato com conceitos iniciais sobre criatividade. O curso oferece o acesso a alguns conceitos e reflexões relativas à criatividade, à pessoa criativa, ao processo criativo e à sua aplicação. A partir do acesso ao material, textos, vídeos, exercícios e experimentos propostos, espera-se que os cursistas possam identificar suas características criativas.

Método do caso para ensino em administração (Concluído)

É um projeto de iniciação à docência que integra ensino e pesquisa. Visa desenvolver a metodologia do Caso Para Ensino especialmente na área de marketing dentro do curso de Administração da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Projetos de extensão.

Mulheres de garra: empreendedorismo cultural e feminino no Cariri (Em andamento)

O projeto tem como objetivo fomentar o empreendedorismo feminino. Nesta primeira edição, terá como foco as mulheres que participam da feira das minas. Este projeto se vincula a unidade curricular de marketing do curso de administração a qual compõe as disciplinas de marketing I, marketing II, marketing de serviços e comportamento do consumidor.

Projetos de Cultura.

Economia criativa e epistemologias do sul (Em andamento)

O projeto tem como objetivo a Coprodução de conhecimentos acadêmicos e não acadêmicos sobre Economia Criativa Brasileira e epistemologias do sul. Para isso, serão realizadas leituras e ações formativas que culminarão com a entrega de um livro digital e um curta. Este projeto faz parte de iniciativas em parceria com a Cátedra de Economia Criativa e Política Públicas da Unesco

https://zenodo.org/records/6808037